09 novembro 2010

Meninos Não Choram (Boys Don't Cry, EUA, 1999)


Drama é um gênero que gosto mais que evito nos últimos anos. Por que meu envolvimento emocional com os personagens é muito grande e um filme tanto pode me deixar triste como feliz, dependendo do enredo e de quanto me sinto envolvida por ele. Há algum tempo um amigo que veio me visitar em Recife, e quando estávamos em uma loja que vende DVDS ele me sugeriu comprar o filme “Meninos Não Choram”, então li a sinopse e tive medo de assistir pois se tratava de um fato real e ainda era um drama. Não comprei o DVD. Um dia deste li uma postagem de um garoto, no fotolog que eu adicionei ao meu, e ele citava o filme e quanto ele se envolveu com a trama e que sofreu e chorou muito após assisti-lo. Fiquei curiosa. Mandei locar e decidi assisti-lo.
O filme não é só o relato de um caso real e pronto. Ele mostra o caso de uma jovem transexual, que nunca poderá ser feliz se viver como menina, pois sua identidade de gênero é de menino. Então você sabe que não se trata de uma opção e sim de uma condição essencial para que ela seja feliz. Ela só pode se sentir completa se viver como menino e não com o gênero que nasceu. Como não é nada justa e nem um pouco tolerante nossa sociedade, ela paga caro ousar viver como ela quer e assim ser feliz. O filme é arrebatador e me deixou da forma que imaginei que ficaria. E a cada filme aprendo como é difícil e cruel a sociedade para aqueles que ousam ser diferente. E agora entendo por que tem alguns meninos e meninas que choram. Esta é minha sugestão de hoje e que também me fez chorar. Perfeito, simplesmente.


Sinopse:

Baseado em fatos reais, este drama é uma adaptação da vida de Brandon Teena (Teena Brandon quando nasceu), uma mulher que escolheu viver como homem e sofreu trágicas consequências por causa disso. Em 1993, Brandon (Hilary Swank) mudou-se de Lincoln, Nebraska, para a comunidade de Falls City, onde é considerada homem. Quando Brandon conhece a adolescente Lana (Chloe Sevigny), ambos imediatamente se envolvem emocionalmente. Seu segredo é finalmente revelado quando vai para a cadeia. Lana fica do seu lado, mas todos à sua volta não aceitam a situação. Direção de Kimberly Peirce, Roteiro de Andy Bienen e no elenco Hilary Swank, Chloe Sevigny, Peter Sarsgaard, Alison Folland.


Trailer do Filme




Fontes:
http://cinema.cineclick.uol.com.br/sinopse
http://www.youtube.com/ShortFormCinema/trailer.
www.cantojovem.wordpress.com/imagem

Um comentário:

  1. eu sou apaixonado pela Hilary Swank!!!

    e esse é um bom filme!!!

    bjus Elaine

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D