08 setembro 2011

Sybil (Sybil, EUA, 1976)

Quando li o livro "Sybil" de Flora Rheta Schreiber, publicado em 1973, que trata sobre uma mulher chamada Shirley Ardell Mason, nascida em 25 de Janeiro de 1923 na cidade de Dodge Center, no estado de Minnesota. Sua história é o mais famoso caso de personalidade múltipla já registrado. Fiquei tão impressionada que passei a questionar se realmente havia acontecido. É tão bizarro o livro que passei meses sem tira-lo da cabeça. Em 1976 foi lançado o filme que não deixa a desejar, com uma interpretação maravilhosa de Sally Field e Joanene Woodward. A ambientação e o diretor primaram em tornar o filme o mais próximo possível do livro, conseguindo um ótimo trabalho. "Sybil" é o tipo de filme e livro que mostra as aberrações que cometem certas pessoas doentes contra crianças e a família, vizinhos e sociedade faz questão de não enxergar. Graças ao progresso da psiquiatria e psicoterapia hoje podemos tratar e descobri em tempo estes traumas que tanto mal fazem as pessoas que sofrem destes abusos. Este filme é para ser visto e analisado por todos que tiverem oportunidade de vê-lo ou revê-lo. Esta é minha sugestão espero que gostem!

“É a história das muitas personalidades de Sybil, nome fictício, criado para proteger a identidade da paciente. Sybil foi artista e professora de arte. A análise foi levada a efeito durante onze anos, e foi a única psicanálise de uma personalidade múltipla até então realizada. Esta narrativa vigorosa e absorvente acompanha o desenrolar estranho, angustioso e divertido da história das muitas facetas de Sybil. Envolvendo a reconstituição dos primeiros e chocantes anos de sua vida, até a integração das muitas personalidades numa única.“ por LELLA

Sinopse:

Uma jovem mulher chamada Sybil Dorsett (Sally Field), desenvolveu várias personalidades, como um mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe, Hattie (Martine Bartlett). Assim Sybil criou personalidades bem distintas: a agressiva Peggy Lou, a potencialmente suicida Mary, o bebê Sybil Ann e muitas outras, totalizando mais de dez. Uma psicanalista, Cornelia Wilbur (Joanne Woodward), diagnostica a condição de Sybil e tenta ajudá-la, apesar de saber que está lidando com um caso único. Direção de Daniel Petrie. E roteiro de Stewart Stern, baseado em livro de Flora Rheta Schreiber. No elenco Joanne Woodward, Sally Field, Brad Davis, Martine Bartlett.


Trailer do Filme:











Fontes:

Um comentário:

  1. Puxa, quanto mais eu te vejo narrar tão empolgada as experiências com livro e filme, mais fico impressionado em não conhecê-lo... Quero muito vê-lo. Na pior das hipóteses, caso eu não o encontre, deixe-o guardadinho, para que eu veja a teu lado quando voltar para Recife, tá?

    Beijão!

    WPC>

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D