31 maio 2009

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, EUA, 1968)



Este filme me marcou desde a primeira vez que o assisti, não só pela maravilhosa obra de arte e por ter sido o meu primeiro contato com o trabalho de Roman Polansk. Mais principalmente pela maneira de como é filmado o sem que seja necessário uma só cena de sustos desnecessários. Com a sensibilidade também de mostra que ser mãe é um ato sublime que consegue transpor qualquer barreira mesmo as nem imagináveis.


Rosemary e Guy Woodhouse, recém-casados, mudam-se para um apartamento no edifício Dakota, em Nova York. Assediada pelos solícitos e estranhos vizinhos, os velhos Minnie e Roman Castevet, Rosemary decora o apartamento, enquanto Guy luta por um lugar ao sol como ator. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) envolver-se com os vizinhos: uma seita de bruxas que deseja que ela dê à luz ao Filho das Trevas. Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de The Satanic Bibles, que serviu como consultor nas cenas. O Bebê de Rosemary ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ruth Gordon), sendo ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. No elenco Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans, Ralph Bellamy, Charles Grodin, Angela Dorian.

"Bebê de Rosemery" é o tipo de filme ame-o ou deixei-o... Existem vários elementos que o tornaram uma obra prima do horror. Dentre seus méritos está a narrativa que apesar de lenta consegue prender o tempo todo a atenção do espectador, as atuações brilhantes e a direção brilhante de Polanski que em determinadas cenas funde delírio e realidade. É este aspecto tão bem explorado pelo diretor que garantiu a longetividade do filme. A ambigüidade é conduzida até os momentos finais. Tudo o que espectador vê é pela perspectiva de Rosemary. Por isso mesmo sem cenas violentas, o Bebe de Rosemery é capaz de provocar calafrios. O Bebê de Rosemary é um dos clássicos do terror, e que o mesmo consagrou Polanski, um diretor com uma maneira muito peculiar de trabalhar, É, acima de tudo, um terror inteligente. Glorioso clássico vale a pena!


Trailer do Filme


0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D