09 julho 2009

O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes, EUA, 1985)


Sou fã de contos policiais, conseqüentemente adoro Aghata Cristie e Arthur Conan Doyle. Mais dos personagens dos livros dos dois, Sherlock Holmes é o meu favorito. Conversando com meu sobrinho um dia deste de como lutamos na loja pelo ultimo exemplar de "O Enigma da Pirâmide” e rimos muito, pois somos ambos fã dele. Embora eu que lhe apresentei ao filme, resolvi deixa-lo comprar na minha frente(risos). Então resolvi hoje posta-lo e assim quem nunca assistiu tomar conhecimento de sua existencia e quem já viu é hora de rever. Espero que gostem da sugestão.

Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso. No elenco Nicolas Rowe, Alan Cox, Sophie Ward, Anthony Higgins, Susan Fleetwood, Freddie Jones, Nigel Stock, Roger Ashton-Griffiths e direção de Barry Levinson.

Na metade da década de 1980, Steven Spielberg chegava ao topo de sua carreira como produtor de filmes pipoca. Talvez “O Enigma da Pirâmide” seja o menos conhecido desta época afinal. Mas não faltam virtudes a este filme. Se hoje as pessoas estão vendo filmes como Harry Potter e ficam maravilhadas, dando uma volta na sua Nimbus 2000, tudo isso já estava presente - de certa forma - em "O Enigma da Pirâmide". Porém, o que pode agradar mesmo os fãs de Sherlock Holmes são os pequenos detalhes. Mostra um pouco de como o protagonista foi montando sua personalidade e jeito de se vestir. Como uma homenagem ao escritor Arthur Conan Doyle, estão ali representadas quando o detetive começou a usar aquele estranhou chapéu, o casaco e seu cachimbo..O grande enigma é "por que ele não conseguiu o sucesso que deveria quando foi lançado nos cinemas?" Sem estas pistas e depoimentos das pessoas envolvidas, jamais saberemos as respostas. Só resta esperar que seja “elementar meu caro Watson”. O filme é SENSACIONAL!


Trailer do Filme

2 comentários:

  1. adoro, fez parte da minha adolescencia esse filme, e no meu antigo fotolog ate fiz resenha mesmo nao sendo terror, mas pq tem algumas cenas bem no clima fantastico....

    bjus Elaine!

    ResponderExcluir
  2. ótimo filme recordei geral agora , filme muito legal , como tudo o que envolve o personagem sherlock holmes , adorei!

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D