09 junho 2009

A lista de Schindler (Schindler’s List, EUA, 1993)


Ultimamente tenho lembrado muito de meu pai.Ele viveu de perto a segunda guerra mundial e era gerente geral de uma multinacional Alemã. E ele sempre dizia que nem todo alemão é o que era retratado nos filmes e que sempre existe boas pessoas em qualquer pais do mundo e em qualquer que seja a situação. Em homenagem a estas lembranças vou postar hoje "A lista de Schindle" e espero que gostem da sugestão!

"A Lista de Schindler"narra os fatos ocorridos na Segunda Guerra Mundial, quando o exército nazista comandado por Adolf Hitler dominou 80% do território europeu. Com os planos de "Supremacia Ariana" impostos por Hitler, os judeus são reduzidos à guetos, e vivem sob pressão constante. Durante a guerra, os mesmos são levados de maneira violenta e bruta à campos de concentração, onde se tornaram escravos do Führer, e conviveram com a morte e a crueldade todos os dias. Um empresário mercenário de nome Oskar Schindler (Liam Neeson) interessa-se por alguns dos judeus, e os contrata para trabalhar em uma de suas fábricas. O que antes envolvia dinheiro e lucro passa agora a envolver emoção e sentimentos. Schindler comove-se com a situação do povo judeu, especialmente pelos que se encontravam no campo de concentração comandado pelo sádico Amon Goeth (Ralph Fiennes). Oskar então monta uma lista com nomes das pessoas que ele queria tirar do campo e levar para sua cidade natal, onde estariam a salvos dos nazistas. Ele é auxiliado por Itzhak Stern (Ben Kingsley), seu gerente judeu e que também foi enviado para um campo de concentração. Dirigido por Steven Spielberg e no elenco Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. Vencedor de 7 Oscars.

O que o filme se propõe à fazer é contar, uma história emocionante, apenas baseada nos feitos de um homem controverso. Uma época onde uma vida valia menos do que nada, onde o ser humano era descartável, e as diferenças intoleradas com muito ódio e fúria. Não que atualmente as coisas sejam muito diferentes. Mas este filme chama a atenção para um fato estarrecedor e toca em questões difícies com muita sensibilidade e maestria. O final do filme deixa todos com a garganta seca. Nessa parte o preto-e-branco sai e entram as cores, e ele homenageia solena e abertamente os sobreviventes do Holocausto.
A cena que mais me chama atenção é a da garota de vermelho representa não somente a unica a ter cor, ela é a única a ter a cor vermelha, um elemento extremamente dramático e de acordo com a problemática do filme, assegurando uma relação entre a garota e a ação sanguinolenta do nazismo.
A memória de Oskar Schindler é respeitada e um dos filmes mais importantes da década de 90 é fechado com chave de ouro. "A Lista de Schindler" merece ser visto por todos, e além disso, merece ser SENTIDO por todos. Cinema escrito, dirigido e filmado em letras maiúsculase com a mais alta dose de sensibilidade.


Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D