22 julho 2009

Premonição (Final Destination, EUA, 2000)


Eu não acredito em premonição, apesar de alguns sonhos meus e de meus filhos terem as vezes mensagens de alerta e muitas vezes me indicarem que alguma coisa não vai muito bem comigo, um amigo ou parente. Já tive varias vezes esta experiência, mais no final o meu lado racional fala mais rápido e a lógica chega primeiro e assim descarto completamente esta possibilidade. Falando em premonição para chegar enfim ao filme que postarei hoje. Um filme muito bom e em relação à maioria neste tema para adolescente, mais que me deixou impressionada quando assistir no cinema. As continuações não são tão boas quanto este primeiro “Premonição (Final Destination)”, mais vale à pena assistir como complemento deste filme. Bem esta é minha sugestão e espero que gostem.

Pouco antes de decolar no vôo 180 para Paris, Alex (Devon Sawa) experimenta a aterradora visão do avião transformando-se numa bola de fogo gigante em pleno vôo. Em pânico, o estudante é retirado da aeronave com uma professora e alguns colegas de classe. Irritado e decepcionado, o grupo assiste seu vôo partir: É quando o inimaginável acontece: o avião explode matando todo mundo a bordo! Confuso entre a idéia de Alex ter salvado a todos e a possibilidade de ele ter provocado o acidente, o grupo não sabe como reagir: Para Alex, porém, o fato de ter escapado da tragédia não traz alívio, pois presságios terríveis continuam a perturbá-lo. Neles Alex vê, um a um, seus amigos morrerem. Então percebe que, ao saírem do avião, eles desafiaram a ordem natural das coisas e agora terão de acertar suas contas com a própria Morte. própria Morte! Com: Devon Sawa, Ali Larter, Kerr Smith, Sean William Scott. Direção de James Wong.

“Premonição” nos seus quinze ou vinte minutos iniciais de terror são, com certeza, impressionantes. A direção faz com que os acontecimentos que levam à premonição de Alex sejam dos mais convincentes. A queda do avião consegue ser aterrorizante. A morte está presente o tempo todo em Premonição. Ela além de personagem é um sentimento difuso e um conjunto de circunstâncias que se fecha sobre os personagens centrais da trama. Logo em seguida o filme cai nas fórmulas do gênero, mas nunca a ponto de tornar-se desinteressante para espectadores que queiram pensar (um pouco, pelo menos). Isto nos leva a considerá-lo mais inteligente e original que os demais filmes para adolescentes.
Ao escaparem da morte na explosão do avião, Alex e seus amigos desafiam a ordem natural das coisas e passam a ser caçados pela própria morte. Alex tenta driblá-la e, algumas vezes, consegue. Mas a morte é o destino final de todos, não há escapatória possível dela. A idéia de que a morte pode estar te perseguindo, através dos acontecimentos do dia a dia é algo assustador. Quando o filme apresenta essa questão, o principal vilão, a própria morte, não é um monstro ou algo material que se possa combater. Esse terror psicológico é muito mais aterrorizante com toda certeza.ASSUSTADOR!!!

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D