28 julho 2009

Uma Secretária do Futuro (Working Girl, EUA,1988)


Quando estava cursando a faculdade, fiz um estagio em uma diretoria de um grande banco. A minha chefa era a executiva que eu sempre quis ser e não consegui. Ela era brilhante, formada em Administração, Economia e Ciências Contábeis, e além de tudo isto um doce de pessoa. Aprendi muito com ela. Principalmente que para ser uma grande executiva não precisávamos pisar ninguém e quem tem valor se destaca naturalmente. Ela ainda dizia que se aprendia todos os dias e inclusive com os seus queridos estagiários.
Mais na verdade ela não é a regra e sim a exceção, pois no mundo as pessoas estão mais interessadas em subir pisando você e mais outros que apareçam. Foi assim nesta linha de pensamento que cheguei a este filme antigo, mais com o tema ainda mais atual do que na época que foi filmado. ”Uma secretária de Futuro” fala justamente como é a realidade neste mundo de grandes executivos. Espero que gostem, porque eu amei quando assisti.

Beleza. Inteligência. Charme. Tess McGill (Melanie Griffith) tem todas essas qualidades. Na verdade, tudo nela está correto, exceto o corte de cabelo correto, as roupas adequadas e, o mais importante, o emprego certo. Tendo sido passada para trás diversas vezes em sua luta para deixar de ser secretária em Wall Street, e conseguir um cargo de gerência, Tess decide assumir o controle de seu futuro. Quando sua charmosa, sedutora e traiçoeira chefe (Sigourney Weaver) quebra a perna esquiando, Tess literalmente fica com a posição de seu chefe, bem como seu apartamento, seu escritório e seus vestidos de US$ 6 mil. Adequadamente disfarçada, Tess alia-se a um capaz - e atraente - empresário de Wall Street (Harrison Ford). Juntos, eles arquitetam um plano que pode arremessar Tess ao sucesso - ou para o espaço sideral. Com Melanie Griffith, Harrison Ford, Sigourney Weaver, Joan Cusack, Alec Baldwin e na direção Mike Nichols.

“Uma Secretária de Futuro” é, portanto, um excelente filme. Referência mesmo depois de mais de 20 anos, é uma produção, acima de tudo, sensível e imbatível. O filme tem uma estória bem interessante e bem inteligente. Ele aborda o machismo, inclusive o machismo das próprias mulheres, e a luta de uma delas para se destacar e vencer na vida, hoje pode até ser sem sentido, já que as mulheres já conseguiram se posicionar, mas pela época que o filme foi feito. E logicamente, ótimas performances, destacando-se para a própria Melanie Griffith, além de Sigourney Weaver e Joan Cusack, que também não ficam atrás como a arrogante Katherine e a irreverente Cyn. Harrison Ford, como sempre, empresta todo o seu charme a um sujeito aparentemente cafajeste, mas muito altruísta, com muito senso de humor e, acima de tudo, com muito amor para dar. Um filme que não pode passar por despercebido. Vale a pena um Bis!


Trailer do Filme

2 comentários:

  1. adoro esse film... e a trilha de Carly Simon tbm eh massa!!!

    agora, putz... a Melanie Griffith hoje ta uma coisa horrivel , cheia de plastica.... o Antonio Bandeiras deve ser masoquista!!!
    hauhauahauha


    bjus Elaine!

    ResponderExcluir
  2. eu numca vi ese filme mas eu amo ese fime pois a es bbb elenita tabem adora e eu amo a elenita

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D